casa_divino_mestre_jun2016

Construção

A Casa do Divino Mestre teve início em 2007, quando no mês de novembro foi realizada a primeira Assembleia Geral para aprovar o Estatuto da Associação Casa Divino Mestre (ACDM) – entidade civil sem fins lucrativos, responsável pela construção e administração da Casa. Seis meses depois, em abril de 2008, foi realizada a segunda Assembleia Geral para tratar de diversos assuntos, dentre eles a prestação de contas dos trabalhos realizados e a aprovação da logomarca da entidade. Já no dia 14 de setembro do mesmo ano, durante a missa do domingo pela manhã, foi assinada e entregue a escritura pública do terreno doado pelo INOCOOP para a construção da Casa do Divino Mestre.

Dois anos depois, no dia 18 de dezembro de 2010, foi realizada a 1ª missa na Casa ainda em construção. Celebrada pelo pároco, padre Antonio Nunes, e prestigiada pela comunidade de Neópolis.

Ao longo dos anos houve uma grande mobilização dos paroquianos juntamente coma direção da ACDM para que as obras da Casa fossem realizadas e concluídas. Desse modo, foram promovidas atividades no intuito de obter recursos financeiros que viabilizassem a construção da Casa. Entre as atividades, destacam-se: as festas em honra das padroeiras de Neópolis e de Capim Macio (quando fazia parte da nossa paróquia); os sorteios (TV, moto, carro); a contribuição mensal dos sócios; e o carnê fidelidade. Mas, muitas foram, também, as doações recebidas das mais diversas formas para que a Paróquia e a Comunidade pudessem concretizar o sonho de ter uma obra social atuante no bairro. De acordo com o diretor presidente da Casa, Mario David Campos, apesar das dificuldades de ordem financeira, nunca faltaram doações, como ele revela: “Tivemos ajuda de todos os tipos e tamanhos: grandes colaboradores, que chegaram com ajudas vultosas, até pequenas ajudas que somadas a outras fizeram a diferença”.

  • CDM-construcao-01

  • CDM-construcao-02

  • CDM-construcao-03

  • CDM-construcao-04

  • CDM-construcao-00

Inauguração

A Casa do Divino Mestre foi inaugurada na manhã do dia 08 de novembro de 2013. Obra social da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a Casa foi inaugurada em meio às comemorações pelo Jubileu de Prata da fundação da Paróquia e pelos 25 anos de ordenação sacerdotal do pároco, padre Antonio Nunes de Araujo.

Durante o evento estiveram presentes o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, os vigários paroquiais, Pe. José Charles e Pe. Edílson Nobre, o pároco, Pe. Nunes e outros sacerdotes que prestigiaram o momento. A ocasião festiva foi marcada por discursos, apresentação musical, descerramento da placa de agradecimento aos benfeitores da Casa, aspersão e benção com água benta e café da manhã.

Sonho que começou a ser construído em 2007, a Casa do Divino Mestre nasceu da ideia do padre Nunes e de alguns paroquianos que resolveram pôr em prática o mandamento da caridade, considerado o instrumento da salvação por excelência. Quem nos fala sobre este início é Pe. Nunes: “A Casa do Divino Mestre, se você me perguntar como nasceu, eu digo com convicção: nasceu do Altar da Eucaristia! Certa vez eu estava celebrando e vendo aquela multidão em uma missa de Cura, disse: “Meu Deus, o que poderíamos tornar de toda essa oração, de todo esse fervor, em algo concreto? O que poderíamos levar de fé desse povo como ação?” E aí veio à ideia da casa e não sei o porquê, o Divino Mestre. Veio à ideia de construir uma casa de acolhimento e ao mesmo tempo já veio o nome: Divino Mestre.”

Local destinado à acolhida de pessoas carentes vindas do interior do Estado para realizar tratamento de saúde em Natal, a Casa do Divino Mestre fornece abrigo, alimentação e transporte para os acolhidos durante o período de tratamento médico.

Localizada em Neópolis, nas proximidades da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), a Casa é administrada pela Associação Casa Divino Mestre (ACDM) – entidade civil sem fins lucrativos. Com 700m² de área construída, o espaço conta com 40 leitos para acolher as pessoas que necessitarem dos serviços oferecidos e dispõe também de uma Capela dedicada ao Patrono da Igreja, São José.

  • cdm-inauguracao-04

  • cdm-inauguracao-03

  • cdm-inauguracao-02

  • cdm-inauguracao-01

  • cdm-inauguracao-00

Capela de São José

Pedra após pedra, a Casa foi edificada e no dia 17 de março de 2013 foi inaugurada a Capela da Casa do Divino Mestre. Dedicada a São José – patrono da Igreja – a festividade de inauguração teve início com a celebração de Missa em Ação de Graças, presidida pelo vigário geral da Arquidiocese e vigário paroquial, Pe. Edilson Nobre e co-celebrada pelo pároco, Pe. Antônio Nunes e pelo vigário paroquial, Pe. José Charles. Durante as intenções, Pe. Nunes lembrou às famílias e os operários que contribuíram para a construção da Casa do Divino Mestre. E em sua homilia, Pe. Edilson chamou a atenção dos fiéis para a dimensão caritativa que deve estar presente na vida cristã e na Igreja. E completou: “Hoje, com a inauguração da Capela, inauguramos o coração da Casa do Divino Mestre”.