bisposEscolhidos representantes da CNBB no Sínodo dos Bispos

Por Redação, com Canção Nova e CNBB

Nesta quinta-feira, 23, na 53º Assembleia Geral da CNBB foram eleitos os bispos que representarão a conferência durante a 14ª Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Família, que ocorrerá de 4 a 25 de outubro, no Vaticano.

O arcebispo de Brasília (DF), eleito como novo presidente da CNBB, Dom Sérgio da Rocha, foi eleito no segundo escrutínio com 184 votos do total de 265 para ser o 1º membro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) durante o Sínodo.

O 2º membro para representar a CNBB foi o bispo de Camaçari (BA), Dom João Carlos Petrini, eleito no primeiro escrutínio. Dom Petrini recebeu 170 votos do total de 252, superando os 133 votos requeridos para a maioria absoluta.

Com 134 de 238 votos válidos, o arcebispo de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha, foi eleito terceiro membro para a 14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que ocorrerá em outubro, no Vaticano.

O arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Pedro Scherer, foi eleito em primeiro escrutínio para quarto membro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a 14ª Assembleia do Sínodo. Ele recebeu 166 votos do total de 244, superando os 123 votos requeridos para a maioria absoluta.

O bispo de Osasco (SP), dom João Bosco Barbosa de Sousa, recém-eleito presidente da Comissão para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi escolhido como 1º suplente para a 14ª Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Família. Ele foi eleito em primeiro escrutínio, recebendo 174 votos do total de 241, superando os 122 votos requeridos para a maioria absoluta.

O bispo auxiliar de Brasília (DF), dom Leonardo Steiner, reeleito secretário geral da CNBB, foi escolhido como 2º suplente para a 14ª Assembleia do Sínododos Bispos sobre a Família. Eleito em primeiro escrutínio, recebeu 132 votos do total de 243, superando os 123 votos requeridos para a maioria absoluta.