papa_hassanPapa Francisco recebe presidente do Irã, Hassan Rouhani

Da Redação, com Rádio Vaticano
Foto: L’Osservatore Romano

Audiência nesta manhã integra as atividades do presidente iraniano em sua viagem à Europa

O Papa Francisco recebeu em audiência nesta terça-feira, 26, o presidente do Irã, Hassan Rouhani, que começou uma viagem de quatro dias pela Europa nesta segunda-feira, 25.

Na reunião, esteve em pauta a conclusão e aplicação do Acordo Nuclear e a importância do Irã, junto a outros países, para promover soluções políticas adequadas às questões que atingem o Oriente Médio, contrastando a difusão do terrorismo e o tráfico de armas.

O Papa e o presidente também falaram sobre a importância do diálogo inter-religioso e a responsabilidade das comunidades religiosas na promoção da reconciliação, da tolerância e da paz. Os valores espirituais comuns e as relações entre Santa Sé e Irã também estiveram em pauta, com menção às atividades da Santa Sé em favor da promoção da dignidade humana e liberdade religiosa.

Após o encontro com o Papa, o presidente iraniano reuniu-se com o secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, acompanhado do secretário para as Relações com os Estados, Dom Paul Gallagher.

Depois da remoção das sanções internacionais sobre o programa nuclear do Teerã, essa é a primeira vez que o presidente iraniano visita a Europa. Após a Itália, o próximo destino é a França.

A viagem de Rouhani

A visita de Rohani a Roma envolve fortes medidas de segurança e expectativas diplomáticas. Ontem, ele se encontrou com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, e com o primeiro-ministro, Matteo Renzi.

O acordo nuclear, disse Rohani, pode se tornar um exemplo a ser aplicado no Oriente Médio, África e Sul do Mediterrâneo. Rohani pediu uma grande coesão internacional para derrotar o terrorismo.

Também para o primeiro-ministro Renzi, o acordo nuclear pode ser o primeiro passo rumo a uma nova era de paz e prosperidade em toda a região, e com o Irã nas mesas internacionais será mais fácil vencer o terrorismo. Conceito reiterado pelo Presidente italiano Mattarella.

Nas próximas horas, Itália e Irã vão assinar uma série de acordos econômicos significativos no setor de mineração. Entre Roma e Teerã continuam distâncias marcadas sobre os direitos humanos, mas Renzi afirma que há capacidade de diálogo.