papaPapa encoraja fiéis de região marcada pelo crime organizado

Sábado, 21 de junho de 2014

Em Missa, o Papa Francisco encorajou os fiéis a adorarem a Jesus e caminhar atrás de Dele e com Ele

André Cunha, da redação

Encerrando sua visita apostólica à Diocese de Cassano, no sul da Itália, o Papa Francisco presidiu a Missa, na tarde deste sábado, 21, na Planície de Sibari.

Milhares de fiéis participaram da cerimônia, cuja liturgia utilizou os textos da solenidade de Corpus Christi, celebrada na última quinta-feira, 19.

O Santo Padre enfatizou, durante a homilia da Missa, os atos de adorar a Jesus na Eucaristia e caminhar com Ele. Estes, segundo Francisco, são os dois aspectos inseparáveis da festa de Corpus Christi, que dão a impressão de toda a vida do povo cristão: “um povo que adora a Deus e caminha com Ele”.

Dirigindo-se aos jovens presentes, Francisco disse-lhes: “Vós, queridos jovens, não deixem que vos roubem a esperança! Adorando a Jesus em vossos corações e permanecendo unidos a Ele vocês saberão opor-se o mal, à injustiça, à violência, com a força do bem, do verdadeiro e do belo”.

A região da Calábria, ao sul da Itália, é fortemente marcada pelo crime organizado e o alto índice de violência, inclusive contra sacerdotes locais. Segundo o bispo da Diocese de Cassano, Dom Nunzio Galantino, estes problemas sociais têm enfraquecido a experiência de fé dos fiéis na região. Francisco encorajou os presentes repetindo as palavras dirigidas aos jovens: “se adorarem a Cristo e andarem atrás dele e com Ele, a vossa Igreja diocesana e sua paróquia crescerão na fé e no amor, na alegria de evangelizar”.

“Vocês serão uma Igreja em que pais, mães, sacerdotes, religiosos, catequistas, crianças, os idosos, os jovens caminham um ao lado do outro, apoiando, ajudando, amando como irmãos, especialmente em tempos de dificuldade”, exortou o Santo Padre.

“Hoje, nós confessamos com o olhar para Corpus Christi, no Sacramento do altar. E por esta fé, renunciamos a Satanás e todas as suas promessas vazias; renunciamos aos ídolos do dinheiro, vaidade, orgulho e poder. Nós, cristãos, não queremos adorar alguém ou alguma coisa neste mundo, senão a Jesus Cristo, que está presente na Santa Eucaristia”, disse.

Mas, de acordo com o Papa, a fé na presença real de Jesus Cristo é autêntica, quando os fiéis se comprometem a andar atrás Dele e com Ele, buscando colocar em prática o seu mandamento de amor. “Como eu vos amei, assim também vós deveis amar uns aos outros” (Jo 13:34), recordou o Papa. “O povo que adora a Deus na Eucaristia é o povo que caminha no amor”, afirmou.

Por fim, invocou o auxílio da Virgem Maria afirmando que a Mãe de Jesus vai adiante do povo nesta peregrinação de fé. “Ela sempre vos ajudará a permanecerem unidos, a fim de que, também por vosso testemunho, o Senhor continue a dar vida ao mundo”.