cinePasCom promove 1ª sessão do Cine Nova Aliança

Jornal Sal da Terra 165, maio de 2014

Na noite do dia 07 de maio aconteceu a primeira sessão de Cinema na Paróquia Nossa Senhora Aparecida. A sessão foi organizada pela Pastoral da Comunicação (Pascom) e integra o projeto Cine Nova Aliança Itinerante.

A sessão de estreia ocorreu durante reunião do Ministério da Palavra e teve excelente acolhida por parte dos Ministros. Na ocasião, os agentes da Pascom exibiram um capítulo da série americana The Bible. Foram aproximadamente 45 minutos de vídeo, no qual o público pode assistir a história de Abraão e refletir sobre o tema “Fidelidade”.

O projeto Cine Nova Aliança Itinerante

… Quero que a Igreja saia pelas estradas, quero que nos defendamos de tudo o que é mundanismo, imobilismo, nos defendamos do que é comodidade, do que é clericalismo, de tudo aquilo que é viver fechados em nós mesmos. As paróquias, as escolas, as instituições são feitas para sair; se não o fizerem, tornam-se uma ONG e a Igreja não pode ser uma ONG. (Papa Francisco)

As palavras do Papa Francisco ditas na última Jornada Mundial da Juventude (JMJ) inspiraram a criação do projeto Cine Nova Aliança Itinerante. O projeto começou a ser estruturado ainda em 2013 como atividade da Escola de Comunicação da Arquidiocese de Natal (ECAN) e surge para promover a formação cristã católica da comunidade assistida pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida por meio da exibição itinerante de produções cinematográficas e debate dos filmes.

O projeto se espelha no modelo de comunicação preconizado por Jesus Cristo. Por isso, tem como características: Ir ao encontro das pessoas; Planejamento das atividades; Agir com simplicidade; Portar a Boa nova de Deus; Trabalhar em equipe; Utilizar os meios de comunicação para chegar ao fim; e Analisar a eficácia das ações empreendidas.

Público-alvo

O Cine Nova Aliança Itinerante é voltado para todos: homens e mulheres com faixa etária a partir dos seis anos de idade, vindos de diferentes classes sociais e com distintos níveis de escolaridade. São pessoas que gostam de assistir filmes ou tem interesse em participar das projeções cinematográficas e participam de Pastorais, Setores e Movimentos ligados a Igreja Católica. Destina-se ainda aos moradores e os estudantes de escolas públicas e particulares localizadas nos bairros de Neópolis e de Capim Macio e as pessoas assistidas pela Casa Divino Mestre. Posteriormente, o Cinema será levado para outros bairros e deverá atender Casas de repouso, Creches, Hospitais e Centros comunitários. Os filmes exibidos se adequam à necessidade do público.

Periodicidade

Até o final de 2014 estão previstas duas exibições por mês do Projeto Cine Nova Aliança Itinerante. A proposta é ir ao encontro das pessoas, seja em reuniões, pós-encontros, escolas, centros comunitários e de lazer.

Contato e Agendamento

Os coordenadores e agentes de Setores, Movimentos e Pastorais da Igreja, bem como os diretores de Instituições Sociais e Escolas que tiverem interesse no Projeto devem contatar a equipe do Cinema Itinerante para agendar dia e horário da exibição e para selecionar o filme disponível no catálogo. O contato pode ser feito via e-mail: [email protected] ou pelo telefone (84) 9919.5979.