papaPapa exorta cristãos a perseverar diante das adversidades

Da Redação, com Rádio Vaticano
Foto: L’Osservatore Romano

Segundo Francisco, entregar-se a Deus nos momentos difíceis é um caminho para a esperança e a paz

Tribulações, entrega e paz. Estas três palavras estiveram no centro da homilia do Papa Francisco na Missa celebrada nesta terça-feira, 5, na Casa Santa Marta. O Pontífice ressaltou que os cristãos não têm “comportamento masoquista” diante das dificuldades, mas se entregam ao Senhor com confiança e esperança.

A homilia foi inspirada no trecho dos Atos dos Apóstolos, que mostra que São Paulo foi perseguido, mas apesar de mil adversidades, permaneceu sólido na fé, encorajando os irmãos a esperar no Senhor. Francisco destacou que, para entrar no Reino de Deus, é preciso passar por momentos sombrios, difíceis. “Todavia – advertiu – este não é um comportamento masoquista, mas é a ‘luta cristã’ contra o príncipe deste mundo, que tenta nos afastar da Palavra de Jesus, da fé e da esperança”.

Suportar as tribulações, recordou o Santo Padre, é uma frase que o Apóstolo Paulo usa muito. Ele explicou que suportar é ter paciência, carregar o peso das adversidades. “A vida dos cristãos também tem momentos assim, mas Jesus nos diz: ‘Tenham coragem nestes momentos. Eu venci, vocês também serão vencedores’. Essa primeira palavra nos ilumina para superarmos os momentos mais difíceis da vida, aqueles momentos que nos fazem sofrer’”.

Entregar-se a Deus nos momentos mais difíceis

A segunda palavra enfatizada pelo Papa hoje foi “entrega”. Ele destacou que um cristão pode levar adiante as tribulações e também as perseguições entregando-se ao Senhor, pois somente Ele é capaz de dar força, perseverança na fé e esperança.

“Confiar algo ao Senhor, confiar um momento difícil a Ele, confiar-Lhe os nossos fiéis, nós sacerdotes, bispos, confiar ao Senhor as nossas famílias, os nossos amigos e dizer ao Senhor: ‘Cuida deles, eles são Teus’. É uma oração que nem sempre fazemos, a oração de entrega: ‘Senhor, entrego-Te isso, leva adiante Tu’, é uma bela oração cristã. É a atitude de confiança no poder do Senhor, assim como na ternura do Senhor que é Pai”.

A Paz de Deus reforça a fé

As tribulações, refletiu o Papa, fazem o povo sofrer, mas a entrega ao Senhor dá esperança, e daqui vem a terceira palavra: a paz. Francisco recordou aquilo que Jesus disse como “despedida” aos Seus discípulos: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou”. Porém, o Pontífice ressaltou que não se trata de uma simples tranquilidade, mas de uma paz que fortalece a fé e a esperança.

“Três palavras: tribulações, entrega e paz. Na vida, temos que percorrer caminhos tortuosos; é a lei da vida. Mas nesses momentos, ao entregar-se ao Senhor, Ele nos responde com a paz. Este Senhor que é Pai e nos ama tanto e não desaponta jamais. Continuemos, hoje, a Celebração Eucarística com o Senhor, pedindo que Ele reforce a nossa fé e a nossa esperança, pedindo que nos doe a confiança para vencermos as tribulações, porque Ele venceu o mundo, e nos doe, a todos, a sua paz”.