Papa propõe dia de retiro para os organismos de caridade
Da Redação, com Rádio Vaticano em italiano
Ao longo da Quaresma, Papa quer que organismos de caridade em todo o mundo organizem dia de retiro, no contexto do Ano da Misericórdia
O Papa Francisco pediu ao Pontifício Conselho Cor Unum para organizar um dia de retiro espiritual em que cada organismo de caridade, na Itália e no mundo, esteja empenhado em realizar ao longo da Quaresma, no contexto do Ano da Misericórdia.
O órgão vaticano para a caridade deverá organizar as orações, as reflexões e todo o material, já disponível no site www.corunum.va. Além disso, deve se encarregar da difusão para os outros organismos, que farão esse dia de retiro como e quando for mais oportuno ao longo da Quaresma.
O secretário do Cor Unum, monsenhor Giampietro Dal Toso, explicou que a Igreja sempre realizou esta misericórdia que recebeu de Deus e por isso, aos instituir o Jubileu, o Papa destacou o papel das obras de misericórdia. Segundo o secretário, a Igreja tem inúmeras instituições que trabalham na caridade e que dela são testemunhas, mas nem sempre há a consciência de que só é possível dar essa misericórdia se ela for recebida, e isso explica a instituição dos retiros.
“Esta é a chave para entender o sentido desse grande retiro que queremos que fosse realizado em toda a Igreja a nível local. Nós podemos viver a misericórdia, fazer obras de misericórdia, gerir instituições de misericórdia somente se, primeiro, recebemos a misericórdia do Pai”, explicou.
Segundo monsenhor Giampietro, o desejo é que este Dia de Retiro possa realmente chegar à base, a toda a Igreja em nível local. Para isso, o órgão vaticano está se utilizando de dois instrumentos: as conferências episcopais e as redes internacionais de caridade.
“Todas (as conferências episcopais) foram informadas sobre a iniciativa e também da disponibilização do material. Depois, temos como outro instrumento para chegar às bases as grandes redes internacionais de caridade: menciono, em primeiro lugar, a Caritas Internacional, a Confederação de São Vicente de Paulo e tantas outras. Através destes canais se pode chegar também aos grupos paroquiais”.