Papa confia Jubileu a Nossa Senhora da Misericórdia

Por Rádio Vaticano

Santo Padre enviou mensagem à diocese por ocasião dos 200 anos de coroação de Nossa Senhora da Misericórdia, a quem confiou o próximo Ano Santo Extraordinário

O Papa Francisco enviou uma mensagem à diocese de Savona-Noli, na Itália, por ocasião dos 200 anos de coroação de Nossa Senhora da Misericórdia. A coroação foi feita pelo Papa Pio VII no dia 10 de maio de 1815.

No texto, Francisco invoca à sua materna proteção o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que terá início no dia 8 de dezembro.

O Pontífice citou o seu predecessor, Bento XVI, quando visitou o Santuário erigido no local onde a Virgem apareceu ao camponês Antonio Botta, em 1536. Na ocasião, despediu-se com as seguintes palavras: “Misericórdia, não justiça”. “Exortação mais atual do que nunca”, escreve Francisco.

Enquanto se aproxima o Ano Santo Extraordinário, o Papa faz votos de que a entrega à Mãe da Misericórdia “se aprofunde e se difunda em toda a Igreja”.

História

Num momento particularmente dramático da história da Europa, o Papa Pio VII foi sequestrado por Napoleão e detido em Savona. Obteve a permissão de visitar o Santuário de Nossa Senhora da Misericórdia e ali prometeu que retornaria para coroá-la uma vez libertado. Isso aconteceu em 10 de maio de 1815. E no dia 24 do mesmo mês, Pio VII instituiu a festa de Maria Santíssima “Auxílio dos cristãos”.