Papa pede solução urgente para guerra no Iraque e Síria

Da Redação, com Rádio Vaticano

Francisco recorda drama sofrido por populações locais, entre as quais estão cristãos e outras minorias

A guerra no Iraque e na Síria é uma tragédia que precisa de uma solução negociada urgente, afirmou o Papa Francisco ao encontrar nesta sexta-feira, 30, membros da Comissão Mista Internacional para o diálogo teológico entre a Igreja católica e as Igrejas ortodoxas orientais.

A audiência realizada hoje no Vaticano tem como pano de fundo as notícias dramáticas que continuam a chegar da região. “Neste momento, de modo particular, nós partilhamos a consternação e a dor pelo que acontece no Oriente Médio, especialmente no Iraque e na Síria”.

Francisco recorda os moradores da região, entre os quais cristãos e outras minorias, que vivem as consequências do conflito e pede uma solução negociada para que tudo isso chegue ao fim.

“Que a intercessão e o exemplo de muitos mártires e santos, que deram corajoso testemunho de Cristo em nossas Igrejas, possam apoiar e reforçar vocês e suas comunidades cristãs”, disse.

O Santo Padre agradeceu pelo trabalho da Comissão para o diálogo teológico, iniciado em janeiro de 2003.

Durante o encontro desta manhã, também foi iniciada uma discussão sobre a natureza dos sacramentos, em particular do Batismo. O desejo do Papa é que o trabalho realizado possa ajudar a viver de maneira sempre mais profunda a fraterna amizade entre as partes.

Igrejas ortodoxas orientais

As Igrejas Ortodoxas Orientais são aquelas que aceitaram apenas os primeiros três Concílios ecumênicos (de Niceia, Constantinopla e Éfeso).

Ao todo, são seis: Patriarcado copta ortodoxo do Egito / Patriarcado sirio ortodoxo de Antioquia e de todo o Oriente / Igreja Apostólica Armênia / Igreja ortodoxa da Etiópia / Igreja ortodoxa de Eritreia / Igreja ortodoxa síria malankara