Fazem parte do Setor Sacramentos:

Coordenadora do Setor Sacramentos
Santinha: 98806-5331 / 99610-4154

O Sacramento do Batismo começou a ser celebrado na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida em Neópolis com a formação da comunidade cristã em 1976. Quando os pais buscavam para seus filhos o Sacramento da iniciação cristã, o “Batismo”. Na época, as celebrações eram realizadas na Escola Estadual Ferreira Itajubá, local onde se rezava a Santa Missa.

Podemos citar como pioneiros da pastoral, Clóvis Tavares da Silva e João Batista de Oliveira, que, como servos de Deus e missionários, preparavam os pais e padrinhos para o Batismo. Quando o padre não tinha condições de comparecer à celebração, João Batista de Oliveira, devidamente autorizado pelo então Bispo da Arquidiocese, d. Nivaldo Monte, ministrava o sacramento do Batismo.

Criada a Pastoral do batismo, assumiu a coordenação das atividades o casal José Gomes e Marilda, no período de 1985 a 1990. Em sua própria casa preparavam os pais e padrinhos dos batizandos.

Como diretor espiritual no período no período de 1985 a 1986, tivemos o Pe. José Mário de Medeiros e em 1987, o Pe. Francisco de Assis Pereira, sendo pároco e vigário, respectivamente, da Paróquia de /cristo Ressuscitado de Ponta Negra.

A Pastoral do Batismo foi oficializada quando a Igreja de Nossa Senhora Aparecida passou à condição de Paróquia em 1988, com o Pe. Alfredo da Costa Filho.

Como integrantes da Pastoral na época se encontravam os casais José Gomes e Marilda, Israel e Graça, Bakker e Lourdinha e Vasco e Zuzu. Como membro da Pastoral, Socorro Leão preparava as crianças acima de 10 anos de idade para receberem o Sacramento do Batismo.

Em novembro de 1988, assumia a Paróquia o Pe. Antonio Nunes, o qual promoveu algumas mudanças, passando a ministrar durante a celebração do batismo, orientações necessárias para pais e padrinhos.

A pastoral do Batismo tem como objetivo, encaminhar os que não são batizados a uma celebração de vida nova em Jesus Cristo, tornando-os irmãos em Cristo e membros da Igreja pelo Sacramento do Batismo.

O Batismo para criança é realizado no 1º e 3º domingo de cada mês, após a missa das 7h30. Nessa ocasião pais e padrinhos são orientados a participarem da celebração Eucarística. A inscrição é feita na Secretaria da Paróquia de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h30 às 18h.

Os catecúmenos a partir de 10 anos, são preparados pelos agentes pastorais para que possam receber o Sacramento do Batismo, que acontecem em dois grandes momentos: na missa de Sábado de Aleluia e por ocasião da Festa de Nossa Senhora Aparecida, a nossa Padroeira.

Os registros do Batismo de 1976 a 1984 se encontram na Paróquia de Cristo Ressuscitado em Ponta Negra. A partir de 1985 se encontram na secretaria de nossa Paróquia.

Os agentes pastorais participam das celebrações do Batismo, assessorando o celebrante, acolhendo as crianças, pais, padrinhos e familiares, em um clima de alegria e satisfação para com os novos cristãos.

E-mails
[email protected]

Coordenadora
Marly Bezerra: 3217-2885 / 99984-3913


Entre em contato com a Pastoral do Batismo

[contact-form-7 id=”5387″ title=”Form Pastoral do Batismo”]

A missão da pastoral da catequese é iniciar crianças na fé cristã. Esta iniciação se dá, concretamente, através da formação cristã à luz dos Evangelhos, da celebração litúrgica e da vivência comunitária. A catequese é uma educação da fé das crianças, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, pois o crescimento interior da Igreja, sua correspondência ao desígnio de Deus, depende essencialmente da catequese.

A pastoral da catequese de nossa paróquia, através de seus catequistas, desenvolve um trabalho que compreende três etapas distintas:

Pré-Eucaristia
Participa dessa etapa as crianças a partir de 08 ano de idade e corresponde a iniciação da catequese.

Preparação para a primeira Eucaristia
É um trabalho desenvolvido com as crianças a partir de 09 anos de idade e tem como objetivo prepará-las para a realização de sua primeira Eucaristia.

Perseverança
É uma catequese para os que já realizaram a primeira Eucaristia e continuam sua formação cristã através da catequese.

E-mails
[email protected]

Coordenadores
Maria José (Neópolis): 99978-7957
Vivian (Neópolis): 99418-5470
Adriana Bacalhau (São Judas Tadeu): 99924-0026
Beatriz (São Judas): 99937-9762


Entre em contato com a Pastoral da Catequese

[contact-form-7 id=”5388″ title=”Form Pastoral da Catequese”]

A pastoral da Crisma tem como missão ajudar e convidar os jovens, ou cristãos ainda não crismados, a tornarem-se mais maduros na fé, a partir do conhecimento da doutrina cristã e vivência de fé, culminando no sacramento da Crisma e apropriando-se de um modo de vida diferente, fundamentados nos valores cristãos com responsabilidade e espírito missionário assumindo com mais consciência o sacramento do Batismo. É uma pastoral de evangelização e de formação obrigatória instituída pela Igreja, fundamental e essencial para todo cristão católico.

A pastoral da Crisma de nossa paróquia desenvolve um trabalho de formação para a Crisma com jovens a partir de 14 a 20 anos de idade e com adultos a partir dos 21 anos de idade.

E-mails
[email protected]

Coordenadores

Kleyton Araújo: 84 99617-0398
Tereza: 84 99912-6339

Emanuel: 84 99105-1229


Entre em contato com a Pastoral da Crisma

[contact-form-7 id=”5389″ title=”Form Pastoral da Crisma”]

A Pastoral da Missa Infantil tem como objetivo evangelizar crianças, ensinando a conhecer o mistério da nossa fé, seja por materiais didáticos, pinturas, apresentações para os pais após as missas, vídeos e muita brincadeira que buscam ocupar o tempo das crianças enquanto os pais participam da missa.

E-mails
[email protected]

Coordenadora
Suely: 84 99139-1337
Sayonara: 84 99495-1661

Arlene: 84 98805-3778

Links no site

PMI reúne crianças durante missa para evangelizar


Entre em contato com Pastoral da Missa Infantil

[contact-form-7 id=”5390″ title=”Form Programa Missa Infantil”]