De 3 a 12 de outubro de 2024 nossa paróquia viveu um período de festa em honra a Mãe de Jesus, padroeira do bairro e do Brasil. Com o tema Mãe Aparecida acolhei-nos como peregrinos da Esperança, os fiéis participaram com fervor de uma programação que contou com atividades religiosas e sociais – confira a programação.

Para o Padre Arthur Anderson, vigário paroquial, o momento demonstrou a união da comunidade: “Das crianças aos jovens, dos adultos aos idosos da nossa paróquia, todos trilharam esse caminho de peregrinação cheios de esperança e de amor. Isso, sempre olhando para Cristo mas também vendo como Nossa Senhora nos ajuda nessa caminhada, nesse percurso de nossa fé”.

As celebrações foram marcadas pela participação de padres convidados que aproximam a comunidade da oração e do testemunho de Maria através de suas pregações e homilias. O Padre Ilmário Pinheiro foi um dos convidados e ressaltou a beleza de participar da festa: “Todos os anos me chama muita atenção a devoção das pessoas e a contrição, o modo peculiar de participar da celebração eucarística”. 

Os fiéis participam da programação como forma de se aproximar da Mãe de Deus e agradecer pelas graças alcançadas, como Verônica Santiago: “Nós somos devotos de Nossa Senhora Aparecida, inclusive, a imagem entrou no nosso casamento. A gente sempre vai à Aparecida/SP quando podemos. Sou católica e, desde pequena, faço minhas orações e promessas, como a que fiz para meu irmão que estava na UTI em 2019 e ele foi curado em semanas. Depois de um mês, eu estava na Aparecida para pagar a promessa e agradecer ter alcançado tão grande graça”.

O Monsenhor José Valquimar também foi um dos celebrantes e ressalta a importância da devoção a Nossa Senhora Aparecida. “Embora ela não seja o centro da nossa fé mas para indicar o caminho que leva a Jesus – o evangelho das Bodas de Caná nos mostra isso. Então, é sempre bom lembrar que ela é a Padroeira do Brasil e temos a graça também de que ela seja a padroeira da paróquia de Neópolis. Isso é uma grande graça para nós e especialmente para todas as famílias, porque nas Bodas de Caná Jesus também se utilizou daquele acontecimento para mostrar que sua mãe também tem um importante papel nessa história da salvação”.

A programação da festa foi encerrada com uma programação especial que contou com quatro missas além da apresentação do grupo Yeshua e benção especial para as crianças. A festa foi coroada com uma procissão pelo bairro de Neópolis, em uma demonstração da devoção pública dos fiéis à mãe de Jesus. Um mar de fiéis acompanhou a procissão, como dona Rita Barbosa que declarou seu amor à mãe Aparecida: “Eu não vivo sem ela e nem sem Jesus. São as coisas que eu mais aprecio na minha vida e me sinto bem feliz quando eu estou dentro da igreja servindo a Jesus e a Maria”.

Quando a procissão retornou ao pátio da Igreja Matriz, o pároco de Neópolis, Padre Antônio Nunes, fez um belíssimo discurso aos fiéis e anunciou a família de Cléber e Lauana como novos padrinhos da Festa da Padroeira em 2025, e encerrou a festa com o  descerramento das Bandeiras e bênção final aos fiéis.

Para o padre Nunes, tudo foi feito com carinho e pode ser resumido em um tempo de graças. “Foi um tempo muito especial: primeiro, preparado com muito carinho pela comunidade tendo a criatividade e a força da juventude que deu uma roupagem à festa de Nossa Senhora neste ano de 2024, desde a abertura no dia 3, quando tivemos aquela multidão participando da missa de abertura, o Samba dos Amigos de Cidinha, e depois disso, foi um caminho de peregrinação através das novenas, das reflexões, que culminou exatamente com o dia 12. Eu avalio como um momento muito grandioso, muito positivo e dizendo que a festa de Nossa Senhora Aparecida no bairro de Neópolis cresce, cresce, cresce e cresce a cada ano!”