cine05_jun2014Sessão de cinema movimenta reunião da Pastoral do Dízimo

O projeto de Cinema Itinerante coordenado pela Pastoral da Comunicação e que promove sessões de audiovisual na Paróquia Nossa Senhora Aparecida realizou mais uma exibição de filme na noite do dia 26 de junho.

[wooslider slide_page=”cine_jun2014″ slider_type=”slides” thumbnails=”true”]

Na última quinta-feira, 26 de junho, cerca de 35 agentes da Pastoral do Dízimo vivenciaram uma reunião diferente no salão paroquial da Igreja Matriz ao participar da sessão do Cine Nova Aliança Itinerante. Na oportunidade, foi exibido o segundo capítulo da série americana The Bible. Em aproximadamente 45 minutos de vídeo, o público assistiu a história do Êxodo e viu como Moisés libertou o povo israelita do Egito.

O principal objetivo do Cinema Itinerante é evangelizar com auxílio do audiovisual. A sessão de cinema direcionada aos agentes do dízimo contou com três momentos: leitura de  passagem bíblica; exibição do filme; comentário e debate. Durante a sessão foram servidos pipoca e refrigerante e ao fim, o público avaliou o projeto.

A próxima sessão do Cinema Itinerante já está agendada e será realizada em julho. O público dessa sessão será composto por agentes da Pastoral da Missa Infantil.

O projeto Cine Nova Aliança Itinerante

… Quero que a Igreja saia pelas estradas, quero que nos defendamos de tudo o que é mundanismo, imobilismo, nos defendamos do que é comodidade, do que é clericalismo, de tudo aquilo que é viver fechados em nós mesmos. As paróquias, as escolas, as instituições são feitas para sair; se não o fizerem, tornam-se uma ONG e a Igreja não pode ser uma ONG.

(Papa Francisco)

As palavras do Papa Francisco ditas na última Jornada Mundial da Juventude (JMJ) inspiraram a criação do projeto Cine Nova Aliança Itinerante. O projeto começou a ser estruturado ainda em 2013 como atividade da Escola de Comunicação da Arquidiocese de Natal (ECAN) e surge para promover a formação cristã católica da comunidade assistida pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida por meio da exibição itinerante de produções cinematográficas e debate dos filmes.

O projeto se espelha no modelo de comunicação preconizado por Jesus Cristo. Por isso, tem como características: Ir ao encontro das pessoas; Planejamento das atividades; Agir com simplicidade; Portar a Boa nova de Deus; Trabalhar em equipe; Utilizar os meios de comunicação para chegar ao fim; e Analisar a eficácia das ações empreendidas.

Público-alvo

 O Cine Nova Aliança Itinerante é voltado para todos: homens e mulheres com faixa etária a partir dos seis anos de idade, vindos de diferentes classes sociais e com distintos níveis de escolaridade. São pessoas que gostam de assistir filmes ou tem interesse em participar das projeções cinematográficas e participam de Pastorais, Setores e Movimentos ligados a Igreja Católica. Destina-se ainda aos moradores e os estudantes de escolas públicas e particulares localizadas nos bairros de Neópolis e de Capim Macio e as pessoas assistidas pela Casa Divino Mestre. Posteriormente, o Cinema será levado para outros bairros e deverá atender Casas de repouso, Creches, Hospitais e Centros comunitários. Os filmes exibidos se adequam à necessidade do público.

Contato e Agendamento

Os coordenadores e agentes de Setores, Movimentos e Pastorais da Igreja, bem como os diretores de Instituições Sociais e Escolas que tiverem interesse no Projeto devem contatar a equipe do Cinema Itinerante para agendar dia e horário da exibição e para selecionar o filme disponível no catálogo. O contato pode ser feito via e-mail: [email protected] ou pelo telefone (84) 9919.5979.