Papa celebra Missa pela paz e reconciliação na Coreia

Segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Santo Padre pediu que fiéis coreanos confiem na força da cruz de Cristo e em Sua graça reconciliadora

Jéssica Marçal, da Redação
Foto: Reprodução CTV

papaTer confiança na força da cruz de Cristo, acolher Sua graça reconciliadora e partilhá-la com os outros. Esta foi a mensagem final deixada pelo Papa Francisco ao povo coreano durante a Missa pela paz e reconciliação na Coreia. A Missa celebrada nesta segunda-feira, 18 (ontem à noite no Brasil) marcou o término da visita papal à Coreia do Sul.

Francisco recordou a promessa feita por Deus de restaurar a unidade e prosperidade em um povo disperso pela divisão. Contudo, ressaltou que esta promessa está ligada ao mandamento de retornar a Deus e obedecer a sua lei. “O dom divino da reconciliação, da unidade e da paz está inseparavelmente ligado à graça da conversão: trata-se de uma transformação do coração, que pode mudar o curso da nossa vida e da nossa história, como indivíduos e como povo”.

O Santo Padre também citou o Evangelho do dia, em que Jesus explica a Pedro quantas vezes ele deve perdoar o irmão que peca contra ele: até setenta vezes sete. Nestas palavras está a mensagem central de Jesus sobre paz e reconciliação.

“Jesus pede-nos para acreditar que o perdão é a porta que leva à reconciliação. Quando nos manda perdoar aos nossos irmãos sem qualquer reserva, pede-nos que façamos algo totalmente radical, mas dá-nos também a graça de cumpri-lo.. (…) A cruz de Cristo revela o poder que Deus tem de superar toda a divisão, curar toda a ferida e restaurar os vínculos originais de amor fraterno”.

papa2Fiéis coreanos acompanham a homilia do Papa Francisco na catedral de Myeong-dong, em Seul

O Santo Padre pediu que os coreanos confiem na força dessa cruz e possam testemunhar a mensagem reconciliadora de Cristo em todas as esferas da vida. “Estou confiante de que vós, num espírito de amizade e cooperação com os outros cristãos, com os seguidores de outras religiões e com todos os homens e mulheres de boa vontade que têm a peito o futuro da sociedade coreana, sereis fermento do Reino de Deus nesta terra”.

Ainda na homilia, o Pontífice agradeceu à presidente do país, às autoridades civis e eclesiásticas e a todos os que contribuíram para a visita.

Ao término da Santa Missa, o Papa participou da cerimônia de despedida na Base Aérea de Seul e embarcou de volta a Roma às 13h (horário na Coreia, 1h em Brasília). Francisco deve chegar ao Vaticano por volta das 17h45 (horário em Roma, 12h45 em Brasília).