papaPapa Francisco retoma Missas na Casa Santa Marta

Segunda-feira, 1º de setembro de 2014

Francisco falou aos fiéis sobre a Palavra de Deus, que deve ser recebida com o coração aberto e humilde

Da Redação, com Rádio Vaticano
Foto: Arquivo-L’Osservatore Romano

“Não se anuncia o Evangelho para convencer com palavras sábias, mas com humildade, porque a força da Palavra de Deus é o próprio Jesus, e somente quem estiver com o coração aberto pode acolhê-lo”. Este foi o foco da homilia do Papa Francisco na manhã desta segunda-feira, 1º, setembro, quando ele retomou as missas celebradas diariamente na Casa Santa Marta. O Pontífice havia dado uma pequena pausa nessas celebrações no seu período de descanso durante o verão europeu.

Comentando as leituras do dia, o Papa explicou o que é a Palavra de Deus e como recebê-la. Ele citou o exemplo de São Paulo, que recordou aos Coríntios ter anunciado o Evangelho sem utilizar palavras eruditas.

“Paulo disse: ‘Eu não fui até vocês para convencê-los com argumentos, palavras, figuras bonitas… Não, eu fui de outro modo, com outro estilo; fui na manifestação do Espírito e na sua força, para que sua fé não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus’. Assim, a Palavra de Deus é uma coisa diferente, que não é igual à palavra humana, sábia, científica ou filosófica… Não! É outra coisa: vem de outra forma”.

O Papa recordou o momento em que Jesus comentou as Escrituras na Sinagoga de Nazaré, onde cresceu. Seus conterrâneos inicialmente O admiraram por suas palavras, mas depois se enfureceram e tentaram matá-lo. “Passaram de uma parte para outra – explicou o Papa – porque a Palavra de Deus é diferente da palavra humana”.

Com efeito, disse Francisco, Deus falou ao homem por meio do seu Filho, de forma que a Palavra de Deus é o próprio Jesus, e Jesus é motivo de escândalo. A Cruz de Cristo escandaliza e ela é a força da Palavra de Deus: Jesus Cristo, o Senhor.

Francisco se concentrou, então, sobre o modo como se deve receber a Palavra de Deus: como se recebe Jesus. A Igreja diz que Jesus está presente na Eucaristia e na Palavra, por isso é tão importante ler um trecho do Evangelho ao longo do dia, reiterou o Santo Padre.

“Para que, para aprender? Não! Para encontrar Jesus, porque Ele está em Sua Palavra. Cada vez que lemos o Evangelho, encontramos Jesus. E como receber esta Palavra? Como se recebe Jesus, isto é, com o coração aberto, humilde, com o espírito das Beatitudes, porque Jesus veio assim, em humildade; veio em pobreza, veio com a unção do Espírito Santo”.

O Papa concluiu a homilia convidando os fiéis a pensarem no modo como estão recebendo a Palavra de Deus. “Nós também, se quisermos ouvir e receber a Palavra de Deus, devemos rezar ao Espírito Santo e pedir a unção do coração, que é a unção das Bem-aventuranças”.