Papa pede orações por vítimas de violência sexual em guerras

Terça-feira, 10 de junho de 2014

Santo Padre usou o Twitter para pedir orações por vítimas de violência sexual em situações de conflito

Da Redação, com news.va

“Rezemos por todas as vítimas de violência sexual em situações de conflito e por aqueles que combatem esse crime”. Nesta terça-feira, 10, o Papa Francisco postou essa mensagem em sua conta no Twitter (@Pontifex_it) por ocasião do encontro internacional para pôr fim ao estupro como arma de guerra. A mensagem do Pontífice é acompanhada da hashtag #TimeToAct – hora de agir.

O encontro internacional será realizado, em Londres, de 10 a 13 de junho, com a participação de representantes das Nações Unidas, de mais de 145 países, da sociedade civil, das forças militares e de líderes religiosos.

“Não será uma conferência de retórica vazia”, anunciou o Embaixador da Grã-Bretanha junto à Santa Sé, Nigel Marcus Baker. Segundo ele, será pedido aos representantes um empenho concreto para eliminar do arsenal de crueldades os estupros e a violência sexual em tempos de guerra.

“Será um vértice diferente dos outros, porque a violência sexual é um crime diferente dos outros. As vítimas carregam consigo uma consequência corrosiva que dura toda a vida: vergonha injusta e destrutiva para elas e suas famílias”, acrescentou o embaixador britânico, pedindo que quem comete esses crimes responda penalmente.

A escritora nigeriana Pauline Aweto já publicou livros e artigos sobre essa questão. Ela analisou particularmente os crimes cometidos na África, que se destacam pela crueldade, pelo nível público em que são realizados e, em especial, pelo estupro de mulheres grávidas.

“Todas as guerras são brutais, mas o nível de brutalidade africana é extremo. (…) Os elementos que caracterizam a experiência africana são muito diferentes do restante do mundo”.