papaPapa reitera direitos da família e sua contribuição social

Por Jéssica Marçal, da Redação
Foto: L’Osservatore Romano

Em mensagem ao Festival da Família, Francisco defende apoio à instituição familiar e diz que a partir disso pode começar um novo impulso para a economia de um país

O Vaticano publicou nesta sexta-feira, 5, a mensagem que o Papa Francisco enviou para o Festival da Família, realizado de 1º a 6 de dezembro na comuna italiana de Riva del Garda. Francisco fala de direitos e deveres da família, o que também pode dar novo impulso para a economia de um país. Ele também defende o reconhecimento do trabalho da mulher, destacando sua contribuição para a sociedade.

Francisco observa que não basta reiterar a importância da família e seus direitos, mas é preciso pensar em como articular as tarefas da família e as da sociedade, principalmente no que diz respeito à relação entre vida profissional e familiar.

Assim como tem direitos, a família também tem deveres com a sociedade, lembra o Papa na mensagem. Por esse empenho e responsabilidade, ele defende que órgãos públicos e empresas deem a ajuda apropriada às famílias, em uma ótica de mútua colaboração. A partir disso pode começar um novo impulso econômico para um país, diz.

“Nessa perspectiva, seja reconsiderado e resolvido também o drama do desemprego, sobretudo juvenil. A falta de trabalho deprime a pessoa, que se sente inútil aos seus próprios olhos e empobrece a sociedade, que é privada do apoio de forças válidas e dispostas”.

Francisco também defende que seja dada atenção à ocupação feminina. Ele diz que é preciso criar meios para que a mulher não seja forçada, por exigências econômicas, a um trabalho muito duro e a um horário cansativo, que se somam a todas as suas outras responsabilidades, de casa e de educação dos filhos.

“Sobretudo, é preciso considerar que o empenho da mulher, em todos os níveis da vida familiar, também constitui uma contribuição incomparável à vida e ao futuro da sociedade”.

O Festival da Família tem como tema “O ecossistema vida e trabalho. Ocupação feminina e natalidade, bem-estar e crescimento econômico”. O objetivo é oferecer pontos de reflexão a fim de que a família seja sempre mais protagonista no contexto social, cultural e político de um país.