Papa cria comissão para os meios de comunicação vaticanos

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Comissão vai propor caminhos oportunos para reformar os meios de comunicação vaticanos; Papa criou a comissão e já designou seus membros

O Papa Francisco instituiu, no dia 23 de abril, uma comissão que vai encabeçar uma reforma dos meios de comunicação do Vaticano. A novidade foi anunciada pela Santa Sé nesta quinta-feira, 30, já com a divulgação dos nomes dos membros da Comissão.

A iniciativa partiu de uma proposta do Conselho de Cardeais, que auxilia o Papa no governo da Igreja e na reforma da Cúria Romana. Na última reunião, realizada de 13 a 15 de abril, foi examinado o Relatório Final, de 5 de março, elaborado pelo comitê encarregado de propor a reforma dos meios de comunicação vaticanos.

O próprio Conselho de Cardeais propôs ao Papa que instituísse uma Comissão para estudar esse relatório e propor caminhos oportunos de reforma.

Francisco acolheu a sugestão e, além de criar a Comissão, já nomeou seus membros. O presidente será o diretor do Centro Televisivo Vaticano (CTV), Mons. Dario Edoardo Viganò. Como membros, foram designados o diretor-geral do Avvenire (jornal dos católicos italianos) Paolo Nusiner; o chefe dos serviços de internet do Vaticano e responsável pela direção das telecomunicações do governatorato do Vaticano, Dom Lucio Adrian Ruiz; o diretor da revista “ La Civiltà Cattolica”, padre Antonio Spadaro; e o secretário do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Dom Paul Tighe.