papa01Papa pede que fiéis escolham Deus em todas as circunstâncias

Da Redação, com Rádio Vaticano
Foto: L’Osservatore Romano

Segundo Francisco, o cristão deve servir a Deus sempre, sem se deixar levar por deuses que não têm o poder de oferecer nada

Um convite para servir a Deus sempre. Esse foi o foco da homilia do Papa Francisco, nesta quinta-feira, 19, na Casa Santa Marta. Nessa primeira homilia da Quaresma, após a celebração de ontem (Quarta-Feira de Cinzas), o Santo Padre frisou que o cristão deve escolher Deus em toda circunstância da vida, e não se deixar enganar por hábitos e situações que afastam d’Ele.

Essa escolha é difícil, disse o Papa, tendo em vista que é mais fácil viver se deixando levar pela inércia dos hábitos e situações da vida. No fundo, é mais fácil tornar-se servo de outros deuses.

“Escolher entre Deus e os outros deuses, aqueles que não têm o poder de nos dar nada, somente pequenas coisinhas que passam. (…) E hoje a Igreja nos diz: ‘Parem! Parem e escolham! É um bom conselho. E hoje nos fará bem parar e, durante o dia, pensar um pouco: como é o meu estilo de vida? Por qual estrada caminho?”.

Relação com Deus e os irmãos

Junto a essa pergunta, lembrou o Papa, é preciso refletir sobre o relacionamento com Deus, com os pais, os irmãos, a esposa ou o marido, os filhos. Nesse ponto, Francisco mencionou o Evangelho do dia, quando Jesus explica aos discípulos que um homem que ganha o mundo todo, mas perde ou arruína a si mesmo não tem vantagem alguma.

“Um caminho errado é aquele de procurar sempre o próprio sucesso, os próprios bens, sem pensar no Senhor, na família. E alguém pode ganhar tudo, mas no fim se tornar um fracasso. Aquela vida é um fracasso. ‘Não, fizeram um monumento para ele, pintaram um quadro para ele…’ Mas fracassou, não soube escolher bem entre a vida e a morte”.

Francisco convidou os fiéis a pedirem a Deus a coragem necessária para escolhê-Lo todas as vezes. Um auxílio pode ser a mensagem do Salmo 1: “Feliz é o homem que confia no Senhor”.

“Hoje, no momento em que pararmos para pensar nestas coisas e tomar decisões, escolher algo, saibamos que o Senhor está conosco, está próximo a nós para nos ajudar. Nunca nos deixa andar sozinhos, nunca. Está sempre conosco, mesmo no momento da escolha”.