delegacaoPapa recebe delegação ecumênica da Finlândia

Por Jéssica Marçal, da Redação
Foto: Arquivo – L’Osservatore Romano

Francisco destacou que luteranos e católicos, juntos, podem fazer muito para dar testemunho da misericórdia de Deus

O Papa Francisco recebeu em audiência nesta quinta-feira, 22, uma delegação ecumênica da Igreja Luterana na Finlândia, por ocasião da peregrinação anual a Roma para celebrar a festa de Santo Henrique, padroeiro do país.

A visita da delegação a Roma coincide com a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, cujo tema recorda que a fonte de toda graça é o próprio Deus. O Santo Padre destacou que católicos e luteranos podem fazer muito juntos para dar testemunho da misericórdia divina na sociedade.

“Um testemunho cristão partilhado é particularmente necessário diante da desconfiança, da insegurança, das perseguições e dos sofrimentos experimentados por tantas pessoas no mundo de hoje”, declarou.

Francisco indicou o progresso no diálogo entre as Igrejas como forma de apoio e encorajamento a este testemunho comum. A saudação do Papa terminou com o desejo de que a visita a Roma ajude a reforçar as relações ecumênicas entre luteranos e católicos na Finlândia.

“O Senhor mande sobre nós o Espírito da verdade e nos guie a uma sempre maior caridade e unidade”, concluiu.

A primeira delegação ecumênica da Finlândia visitou Roma há 30 anos. Segundo Francisco, ali foram dados os primeiros passos para um caminho ecumênico rumo à plena e visível unidade dos cristãos.