Papa cria Organismo para o Desenvolvimento Humano Integral

Da Redação, com Rádio Vaticano

Iniciativa do Papa une quatro organismos já existentes e começa a atuar em janeiro de 2017

Com uma carta apostólica em forma de “Motu proprio” (próprio punho), o Papa Francisco institui o Organismo para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (“Humanam progressionem su istituzione”). O documento foi divulgado pelo Vaticano nesta quarta-feira, 31.

O organismo vai atuar, de modo particular, nas áreas relacionadas com as migrações, os necessitados, os enfermos e excluídos, os marginalizados e as vítimas dos conflitos armados e desastres naturais, os encarcerados, os desempregados e as vítimas de qualquer forma de escravidão e de tortura.

As atividades do novo órgão devem começar a partir de 1º de janeiro de 2017. Este organismo é fruto da junção dos atuais Pontifícios Conselhos: Justiça e Paz, “Cor Unum”, Pastoral dos Migrantes e Itinerantes e Pastoral no Campo da Saúde. A partir desta data, estes quatro Pontifícios Conselhos cessarão as suas atividades.

O organismo será regido por um estatuto próprio, também divulgado hoje, cujas disposições têm caráter firme e estável, não obstante quaisquer disposições contrárias, mesmo se dignas de menção particular.

Como prefeito do novo órgão, o Papa nomeou o Cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, até agora Presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz.