Ecumenismo de sangue fortalece unidade dos cristãos, diz Papa

Da redação, com Rádio Vaticano

Segundo o Papa Francisco, o ecumenismo de sangue que precede toda diferença e fortalece o caminho rumo à unidade entre os cristãos

O Papa Francisco enviou em telegrama – assinado pelo Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin – aos participantes do Simpósio Ecumênico Internacional de Espiritualidade Ortodoxa, que se realiza de 7 a 10 de setembro na Comunidade Monástica de Bose. “Martírio e comunhão” é o tema deste XXIV Encontro.

Na mensagem endereçada ao Prior da Comunidade, Frei Enzo Bianchi, o Santo Padre fez votos “para que os dias de estudo e reflexão sejam uma ocasião propícia de encontro fraterno, de troca e de sincera partilha na escuta comum da palavra de Deus e no aprofundamento da tradição espiritual das Igrejas Ortodoxas”.

Francisco expressou seu desejo de que “a reflexão sobre o martírio, como preciosa herança evangélica que une todas as Igrejas, nos disponha a considerar o caminho privilegiado do ecumenismo de sangue que precede toda diferença e fortalece o caminho rumo à unidade”.

Por fim, o Santo Padre invoca a assistência do Divino Espírito para os trabalhos, ao mesmo tempo que pede orações pelo seu serviço à Igreja, concedendo a todos sua Bênção Apostólica e implorando a todos a misericórdia do Senhor e a paz.